28/11/2023 às 13:44

Capítulo 3: O Surgimento da Luz Contínua - Uma Nova Era na Fotografia

4
2min de leitura

E aí, galera fotográfica! Se vocês têm acompanhado as novidades, provavelmente ouviram falar da ascensão da luz contínua nas câmeras mirrorless e por que muitos fotógrafos estão abandonando o bom e velho flash. Vamos dar uma olhada nessa mudança de paradigma e entender por que a luz contínua está ganhando espaço.

Por que a Mudança para Luz Contínua?

Com o avanço da tecnologia, as câmeras mirrorless estão conquistando corações (e mentes) dos fotógrafos. E uma das razões para essa mudança é a capacidade dessas câmeras de lidar melhor com a luz contínua. Essas câmeras são projetadas para oferecer feedback visual direto do que a imagem final será, graças aos seus visores eletrônicos.

Utilizando Luz Contínua para Recortes e Preenchimentos

A luz contínua é perfeita para trabalhar em situações onde é necessário mais controle e precisão. Nos sistemas mirrorless, os fotógrafos podem visualizar instantaneamente os ajustes de iluminação em tempo real, tornando mais fácil o trabalho com recortes e preenchimentos nas cenas.

Cuidados ao Usar Luz Contínua

Apesar de ser uma alternativa popular, é importante manter alguns cuidados ao trabalhar com luz contínua. O calor emitido pode ser um problema, principalmente para sessões longas, então evite superaquecer seus modelos ou objetos. Além disso, cuidado com a fadiga visual ao olhar diretamente para fontes de luz muito intensas por longos períodos.

Por que a Luz Contínua pode não ter o Mesmo Efeito em Câmeras DSLR?

As câmeras DSLR têm como padrão o sistema de espelho interno, que pode interferir na precisão da visualização da luz contínua. Como resultado, a exibição do visor óptico nas DSLRs pode não fornecer a mesma representação fiel da imagem final com luz contínua, como ocorre nos visores eletrônicos das mirrorless.

Conclusão: A Escolha entre Flash e Luz Contínua

Não é necessariamente uma competição entre flash e luz contínua, mas sim uma questão de preferência e contexto. Enquanto os sistemas de luz contínua são excelentes para controle e visualização em tempo real, o flash ainda tem seu lugar em certas situações, especialmente quando se trata de congelar a ação ou obter efeitos específicos de iluminação.

Fotógrafos, a chave é entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de iluminação e escolher a que melhor se adequa ao seu estilo e às demandas da situação. E você, já experimentou a luz contínua? Conta pra gente nos comentários! Até o próximo capítulo, pessoal! 📸✨

28 Nov 2023

Capítulo 3: O Surgimento da Luz Contínua - Uma Nova Era na Fotografia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

CURSO DE FOTOGRAFIA flash fotografia fotografia luz continua

Quem viu também curtiu

17 de Out de 2023

Desvendando o Mundo das Lentes Fotográficas: Escolhendo as Melhores para Cada Ocasiao

07 de Dez de 2023

CURIOSIDADE DA FOTOGRAFIA

28 de Nov de 2023

Capítulo 1: Flash Fotográfico Profissional

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp