07/12/2023 às 13:20

CURIOSIDADE DA FOTOGRAFIA

18
2min de leitura

Essa prática pode parecer estranha hoje em dia, mas no século XIX, especialmente durante os anos vitorianos, era comum tirar fotografias post-mortem como uma forma de lembrança dos entes queridos falecidos. Uma curiosidade interessante é que, devido às limitações da tecnologia da época, muitas vezes essas fotos eram tiradas com as pessoas falecidas em pé ou sentadas, às vezes apoiadas em estruturas para manter a pose. Como era difícil capturar a nitidez dos olhos ou eles ficavam fechados, os fotógrafos às vezes pintavam os olhos nas fotos, criando a ilusão de que a pessoa estava viva. Essa prática ajudava a preservar a memória e a sensação de presença dos entes queridos para os familiares enlutados.


OUTRA CURIOSIDADE

Ah, a fotografia de época é fascinante! No início, quando a fotografia surgiu, rolava um medo bizarro de ser fotografado. Por quê? As pessoas tinham essa crença maluca de que suas almas ficariam presas no retrato para sempre. Imagina só o pânico! 😱

Mas, ao longo do tempo, essa paranoia diminuiu. A fotografia se tornou uma sensação! E cara, trouxe consigo uma revolução cultural enorme. Pensa bem, antes disso, só os ricos tinham retratos pintados. Com a fotografia, todo mundo podia ter uma imagem de si mesmo.

Isso trouxe uma conexão imensa entre as pessoas, uma forma de registrar momentos e até mesmo revolucionar a forma como a sociedade via o mundo. Mas, claro, nem tudo foram flores. Com o tempo, começaram a surgir alguns problemas também.

Pensa só: a facilidade de capturar imagens levou a um excesso de exposição. Hoje, a gente tira foto de tudo! Às vezes, parece que estamos mais preocupados em registrar o momento do que viver de verdade, né?

Sem contar que a facilidade de manipulação das fotos hoje em dia levanta questões sobre a autenticidade das imagens. É, tem muita coisa boa, mas também tem seus lados complicados.

Mas, olha, no fim das contas, a fotografia é incrível! Ela mudou a forma como entendemos o mundo, nos permite reviver momentos especiais e até influenciou a forma como nos vemos. É um mundo de possibilidades capturadas em uma imagem. Vale a pena explorar cada clique! 📸


07 Dez 2023

CURIOSIDADE DA FOTOGRAFIA

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

CURSO DE FOTOGRAFIA fotografia fotografias post-mortem

Quem viu também curtiu

17 de Out de 2023

Desvendando o Mundo das Lentes Fotográficas: Escolhendo as Melhores para Cada Ocasiao

28 de Nov de 2023

Capítulo 1: Flash Fotográfico Profissional

19 de Set de 2023

Desvendando os Segredos da Fotografia

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp